quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Visita V


Abri os olhos e me encontrava ainda sentando na poltrona de couro surrado. Ele estava por perto, porém, sua presença falhava como um sinal de rádio que sofre interferência. Então ele disse com uma voz fraca e distante: "O humano só consegue existir por causa da capacidade de simbolizar o mundo. A questão semântica para o humano é de uma importância radical. Sim..a raiz da experiência humana está capacidade e necessidade de dar sentido, de existir por e para um símbolo construido por nós."
Fechei os ohos e disse: "Porque pensar nessas coisas? São construções filosóficas... a necessidade de contruí-las que te trouxe aqui? Como se você quisesse ser e dizer algo por meio das minhas reflexões. Que bobagem! Tudo que se diz hoje já foi dito em algum momento. Essa impotência de não se dizer nada de novo me paralisa e para compensar essa paralisia criei uma alucinação que é você." Calei-me esperando uma reação do visitante. Ele repondeu prontamente: "Tá vendo? Você ta tentando dar sentido a minha existência! Não seria melhor aproveitar nosso diálogo para entender outras coisas? Simplesmente filosofar, sem simbolizar, sem controlar...
Levantei-me e procurei o visitante que havia sumido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário